Os principais impedimentos para conseguir a certificação
8547
post-template-default,single,single-post,postid-8547,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

Os principais impedimentos para conseguir a certificação!

  |   Certificação   |  
Com a grande competitividade das empresas, ter uma certificação ISO é um diferencial no momento para fechar grandes negócios. Pois essa certificação comprova que os processos da empresa são feitos de forma correta e em conformidade com a legislação nacional e internacional. No entanto, muitas empresas não conseguem a certificação por não cumprirem certos requisitos. Veja em nosso artigo, os aspectos que fazem uma organização não ganhar ou perder a certificação.

Quando tratamos de não conformidades, estamos falando do não atendimento de um requisito pré-estabelecido. Seja ele estabelecido pela norma ISO ou por um procedimento interno. Um requisito do cliente ou até a falha em atender a um requisito legal.

 

Confira os principais impedimentos para conseguir uma certificação:

– Falta de planejamento

Não ter um planejamento de toda a empresa é uma das principais falhas que fazem as organizações ficarem longe da certificação. Às vezes o gestor faz um grande investimento em softwares de gerenciamento de tarefas e mesmo assim a empresa consegue ser desorganizada. O que faz a empresa ter um bom planejamento é quando ela utiliza métodos que demostram interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro.

Por exemplo, é comum que as organizações não tenham preparo para lidar com cenários emergenciais, como problemas ambientais, de saúde e segurança. Pois não prevê isso em sua política de ação. Se um funcionário se machuca, por exemplo, a organização não está preparada para lidar com a situação.

 

– Falta de envolvimento dos colaboradores

Vários problemas provêm desse item. O não envolvimento das pessoas pode ser devido a falta de uma atuação eficiente dos gestores em mostrarem a importância e responsabilidade de todos para o cumprimento das regras. Um não entendimento da necessidade dos treinamentos, falhas no momento de produzir e passar as instruções operacionais que ajudam na qualidade do serviço prestado. E fabricação de produtos, diminuição do tempo gasto na implementação de novas técnicas ou programas de melhoria etc.

Ou seja, grande parte das empresas não recebem a certificação ISO por pecarem em coisas simples, como saber planejar as ações. E procedimentos da empresa e principalmente não saber lidar com a gestão de pessoas.

 

Veja em nosso artigo como a certificação ISO é a solução para a gestão de pessoas de sua empresa!

 

Os colaboradores são as peças fundamentais que podem fazer a sua empresa se desenvolver, seja ela pequena ou grande. Afinal, são eles que estão presentes em todo o sistema operacional. E podem passar as demandas que devem ser aprimoradas. Ter uma gestão centralizadora em que se faz investimento sem ouvir o funcionário é a raiz do problema que afasta o seu negócio da certificação. Pois sem o envolvimento dessas pessoas, não há planejamento bem feito e nem a sua execução.

Para ter uma certificação, não precisa ser uma empresa com grandes aparatos tecnológicos, mas sim, organizada de acordo com a sua realidade. O simples é mais!

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando em nossa página e entre em contato conosco! Estamos sempre preparados para entender a necessidade de sua empresa e fazer o seu negócio alavancar!

Comentar