A importância da ergonomia no ambiente de trabalho
8609
post-template-default,single,single-post,postid-8609,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Blog

A importância da ergonomia no ambiente de trabalho

  |   Certificação   |  
Já ouviu aquela expressão: trabalhador feliz é mais produtivo? Você já pensou que fatores no ambiente de trabalho podem afetar esse bem-estar? No artigo dessa semana vamos falar sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, e como ela está relacionada à produtividade de seus funcionários.

Quando tratamos de ergonomia estamos falando em adaptar o ambiente de trabalho seguindo às características do colaborador e o modo de execução de suas atividades. Porque é preciso que o ser humano esteja em um local onde se sinta confortável e seguro ao longo do dia, para que seu rendimento seja bom. Afinal, ninguém gosta de ficar em um espaço que oferece riscos. Ainda mais quando se passa boa parte do seu dia nele.

Isto é, ergonomia vai além de sentar-se na posição correta, ter suporte para os pés etc. É um conceito mais amplo e abrange diversos aspectos da saúde do trabalhador.  Muitos empresários não foram instruídos, mas cuidar da saúde do colaborador traz muitos benefícios para a empresa, como:

Prevenção de acidentes e lesões

Aumento da produtividade

Maior concentração e menos repetição do trabalho

 Redução de erros

– Diminuição de doenças laborais

Melhora na qualidade de vida

Redução de custos

 

Exemplos de aplicação da ergonomia:

Palestras de conscientização: um dos primeiros passos que a empresa deve dar quando pretende trabalhar a ergonomia é conscientizar os colaboradores de sua importância. Para que eles se sintam motivados a mudar o ambiente e de certa forma se sintam cuidados e protegidos. O que pode causar o sentimento de reconhecimento pela organização.

Uso do monitor: se os seus funcionários utilizam o computador em boa parte do tempo, é preciso que ele esteja posicionado cerca de 2 cm acima dos olhos. De forma que o indivíduo permaneça com a cabeça reta e sem torções. Lembre-se de regular o brilho da tela para evitar dores de cabeça e na vista.

Assentos:ao longo do dia é comum que o cansaço venha e altere a nossa postura. Por esse motivo é essencial que o assento proporcione uma postura adequada. Incentive o uso de cadeira almofadada e com regulagem.

Movimentação: é de grande importância que o colaborador saiba a forma correta de se movimentar. Seja no momento de carregar algum objeto ou até mesmo fazer alongamento. Por exemplo, objetos pesados devem ser levantados realizando o agachamento com flexão total dos joelhos. Evitando assim, problemas lombares.

 

Lógico que essas são algumas dicas. Pois cada empresa tem a sua rotina e a sua forma de trabalho, devendo assim, implementar diversas ações. É interessante ter uma empresa especializada para orientar da melhor forma a implantação dessa cultura. Que pode render bons frutos, como uma certificação.

Empresas que se preocupam com seus funcionários são bem vistas pelo sistema de certificação da ISO, por exemplo.

Saiba mais, venha falar da realidade de seu negócio! Nós da MeCertifiquei.com estamos prontos para te ouvir e ajudar!

Comentar