ISO 9001: a solução para a gestão de pessoas de sua empresa!
8473
post-template-default,single,single-post,postid-8473,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

ISO 9001: a solução para a gestão de pessoas de sua empresa!

  |   Sem categoria   |  
O que seria das empresas se não existissem as pessoas? Sem elas não teria como um negócio se desenvolver, não é mesmo? Afinal, são os funcionários que fazem as coisas acontecerem. Mas, não é sempre que os gestores conseguem aproveitar o melhor de cada indivíduo. No artigo dessa semana, vamos mostrar como a certificação ISO 9001 pode ser eficiente na gestão de pessoas em sua empresa!

Como já vimos em nossa página, a certificação ISO é um conjunto de normas que visam a melhoria contínua de produtos e serviços, de forma que estes sejam aceitos no mercado mundial. Para isso, é preciso passar por uma auditoria de uma instituição credenciada que confirma o sistema de qualidade da sua empresa. Possibilitando assim que o seu negócio possa ter relações internacionais de comércio entre clientes e fornecedores ao redor do mundo.

Mas, para que a sua empresa consiga ter essa certificação é necessário que se tenha a participação de TODOS os seus funcionários. Porque, se a sua equipe não estiver engajada com o objetivo de ter uma melhor gestão de qualidade, todo o investimento da diretoria será em vão.

Então, para que os funcionários se empenhem para a melhoria dos processos da empresa, é necessário ter uma liderança eficiente que faça com que eles se preocupem com aquilo que estão oferecendo ao público. De forma que o produto ou serviço oferecido tenha melhoria contínua em suas diversas etapas.

Mas, como a ISO 9001 contribui para isso?

A empresa que deseja ter a certificação terá que ter o gerenciamento de pessoas na sua essência. Por quê? Há exigências específicas estabelecidas pela ISO 9001 para que se tenha a consolidação nas relações entre empresa e funcionário.

De acordo com o sistema da ISO a empresa deve definir as habilidades necessárias que o colaborador deve ter para a realização do trabalho. De modo que ele tenha um bom desempenho e saiba da política de qualidade; dos objetivos da empresa; da importância da sua contribuição para a eficácia do Sistema de Gestão de Qualidade; das implicações de não estar em conformidade com os requisitos etc.

Só pelo fato de existir essa exigência, as empresas (principalmente as pequenas e médias) que têm poucos recursos de gestão, terão a possibilidade de ter um gerenciamento de sua equipe com uma estrutura simples e eficaz. Uma vez que a norma força os gestores a desenvolverem e implementarem mecanismos e ações direcionados para os colaboradores da organização. Adotando as seguintes medidas: sistema de recrutamento e seleção; conscientização e treinamento dos funcionários e gerenciamento do clima organizacional.

Ou seja, só temos um bom Sistema de Qualidade (exigido pela certificação ISO) se tivermos em conjunto uma boa coordenação de colaboradores. Porque muito mais do que as máquinas, são as pessoas que fazem a qualidade.

Nós da MeCertifiquei.com temos uma equipe especializada e experiente para fazer o seu negócio ter um bom sistema de qualidade! Entre em contato conosco e saiba mais! Gostou do conteúdo! Continue acompanhando a nossa página!

Comentar