[vc_row row_type=”row” text_align=”left” css_animation=””][vc_column][message type=”normal” close_button_style=”dark”]
Com a grande competitividade das empresas, ter uma certificação ISO é um diferencial no momento para fechar grandes negócios. Pois essa certificação comprova que os processos da empresa são feitos de forma correta e em conformidade com a legislação nacional e internacional. No entanto, muitas empresas não conseguem a certificação por não cumprirem certos requisitos. Veja em nosso artigo, os aspectos que fazem uma organização não ganhar ou perder a certificação.
[/message][vc_empty_space height=”5″][vc_column_text]Quando tratamos de não conformidades, estamos falando do não atendimento de um requisito pré-estabelecido. Seja ele estabelecido pela norma ISO ou por um procedimento interno. Um requisito do cliente ou até a falha em atender a um requisito legal.
Confira os principais impedimentos para conseguir uma certificação:
– Falta de planejamento
Não ter um planejamento de toda a empresa é uma das principais falhas que fazem as organizações ficarem longe da certificação. Às vezes o gestor faz um grande investimento em softwares de gerenciamento de tarefas e mesmo assim a empresa consegue ser desorganizada. O que faz a empresa ter um bom planejamento é quando ela utiliza métodos que demostram interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro.
Por exemplo, é comum que as organizações não tenham preparo para lidar com cenários emergenciais, como problemas ambientais, de saúde e segurança. Pois não prevê isso em sua política de ação. Se um funcionário se machuca, por exemplo, a organização não está preparada para lidar com a situação.
– Falta de envolvimento dos colaboradores
Vários problemas provêm desse item. O não envolvimento das pessoas pode ser devido a falta de uma atuação eficiente dos gestores em mostrarem a importância e responsabilidade de todos para o cumprimento das regras. Um não entendimento da necessidade dos treinamentos, falhas no momento de produzir e passar as instruções operacionais que ajudam na qualidade do serviço prestado. E fabricação de produtos, diminuição do tempo gasto na implementação de novas técnicas ou programas de melhoria etc.
Ou seja, grande parte das empresas não recebem a certificação ISO por pecarem em coisas simples, como saber planejar as ações. E procedimentos da empresa e principalmente não saber lidar com a gestão de pessoas.
Veja em nosso artigo como a certificação ISO é a solução para a gestão de pessoas de sua empresa!
Os colaboradores são as peças fundamentais que podem fazer a sua empresa se desenvolver, seja ela pequena ou grande. Afinal, são eles que estão presentes em todo o sistema operacional. E podem passar as demandas que devem ser aprimoradas. Ter uma gestão centralizadora em que se faz investimento sem ouvir o funcionário é a raiz do problema que afasta o seu negócio da certificação. Pois sem o envolvimento dessas pessoas, não há planejamento bem feito e nem a sua execução.
Para ter uma certificação, não precisa ser uma empresa com grandes aparatos tecnológicos, mas sim, organizada de acordo com a sua realidade. O simples é mais![/vc_column_text][vc_empty_space height=”60″][message type=”normal” close_button_style=”dark”]Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando em nossa página e entre em contato conosco! Estamos sempre preparados para entender a necessidade de sua empresa e fazer o seu negócio alavancar![/message][vc_empty_space height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row row_type=”row” text_align=”left” css_animation=””][vc_column][latest_post post_number_per_row=”3″ rows=”1″ order_by=”title” order=”ASC” title_tag=”h4″ text_length=”100″][/vc_column][/vc_row]