Educação ambiental: a mudança que sua empresa precisa!
8496
post-template-default,single,single-post,postid-8496,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

Educação ambiental: a mudança que sua empresa precisa!

  |   Certificação   |  
Lápis, caderno, caneta, alunos sentados, provavelmente é essa a imagem que vem a sua mente quando se fala em educação. No entanto, educação vai além do espaço escolar. Educar é quando um indivíduo aprende por meio de diferentes métodos e experiências. Empresas, com o intuito de serem mais humanizadas, estão cada vez mais utilizando a educação para desenvolver a gestão e o intelecto dos seus colaboradores quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente.

Diversos gestores reclamam das dificuldades de adotar certas medidas em suas empresas. Seus funcionários, muitas vezes, não estão habituados com certas realidades. Por exemplo, até alguns anos atrás, não era comum reciclar lixo. Então, para algumas pessoas ter essa atitude é algo “difícil” por não ser comum em sua rotina. Se a empresa “obriga” a agir dessa forma dentro do local de trabalho, elas farão sem saber o significado. O que não surtirá um bom resultado, pois em suas casas não passarão isso para os seus filhos e não terão mudanças efetivas de comportamento.

A fórmula que os administradores estão utilizando para que seus colaboradores passem a ter atitudes adequadas em seu local de trabalho, principalmente quando se envolve meio ambiente, é a educação. Como a temática é recente nas empresas e escolas, é comum que alguns trabalhadores não estejam tão habituados com os assuntos: reciclagem, redução do consumo de energia, descarte correto de materiais, uso adequado de produtos químicos etc.

A educação ambiental no mundo corporativo pode envolver diferentes metodologias de aprendizagem de acordo com as necessidades de uma organização. Há uma mudança cultural nos funcionários em relação ao meio ambiente, dentro e fora da organização.

De acordo com a especialista no assunto, Lênia Ribeiro, “a educação ambiental nas empresas tem um papel muito importante. Desperta cada funcionário para a ação e a busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu dia a dia, no seu local de trabalho, na execução de sua tarefa. Portanto onde ele tem poder de atuação para a melhoria da qualidade ambiental dele e dos colegas. Esse tipo de educação extrapola a simples aquisição de conhecimento”.

 

Exemplos práticos de educação ambiental

Como falamos, para educar alguém não é preciso colocá-lo em uma escola. Basta utilizar métodos que tenham o objetivo de ensinar algo novo. Veja abaixo alguns exemplos que as empresas estão utilizando para ensinar para seus colaboradores a importância de cada atitude sustentável.

– Palestras: uma forma eficaz para introduzir uma nova rotina é levando um especialista. Explique para as pessoas o motivo pelo qual é importante ter aquela mudança. Ex.: se a empresa deseja que todos os seus funcionários façam o descarte adequado de lixo químico, é recomendável que um químico vá até a empresa e explique a importância de fazer o descarte em local adequado.

– Jornal Mural: é muito comum que as empresas tenham um local para colocar avisos gerais, datas de aniversários, fotos etc. Como o funcionário está habituado a ler as informações que estão nesse espaço, é interessante sempre colocar matérias relacionadas à temática do meio ambiente.

– Cursos: quer que sua empresa se destaque por ter funcionários conscientes que aplicam todas as ações até mesmo em suas casas? Faça um investimento a longo prazo. Realize pequenos cursos em sua empresa, explicando de forma macro a importância do meio ambiente. Como pequenas ações que são benéficas para a empresa e também para toda a população do planeta.

 

Adotando essas medidas, ficará mais fácil seus funcionários mudarem de comportamento efetivamente. Podendo influenciar até mesmo as pessoas que estão fora do seu local de trabalho.

Além disso, a sua empresa será bem vista pelo mercado que cada vez mais está procurando empresas sustentáveis no momento de fechar negócios!

 

Saiba mais em nosso artigo: Afinal, o que é sustentabilidade no mundo empresarial?

Ao ler esse artigo você se interessou pelo tema? Quer que sua empresa tenha práticas sustentáveis, mas, não sabe por onde começar? Entre em contato conosco! Nós da Mecertifiquei.com, estamos preparados para te ouvir e entender a necessidade de sua empresa!

Comentar