Afinal, o que é sustentabilidade no mundo empresarial?
8481
post-template-default,single,single-post,postid-8481,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

Afinal, o que é sustentabilidade no mundo empresarial?

  |   Certificação   |  
Veja em nosso artigo que conceito é esse e como ele está sendo utilizado pelos gestores.

De acordo com o relatório do banco UBS, divulgado no final de 2017, pelo portal de notícias Folha de São Paulo, a nova geração de investidores, dirigida pelos millennials (nascidos entre 1980 e 2000) e pelas mulheres, demanda que as organizações ofereçam não só retornos financeiros, mas também sociais e ambientais. Mas, o que são impactos ambientais? O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável. Isto é, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Esse conceito veio para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta. (Fonte: significados).

Vantagem Competitiva

As empresas que desenvolvem medidas sustentáveis acabam tendo uma vantagem competitiva no mercado. As organizações que se preocupam com essa temática são aquelas que adotam medidas para o bem-estar da comunidade e meio ambiente.  Por exemplo, respeitar as legislações trabalhistas, ter um sistema de descarte de produtos tóxicos adequado, utilizar produtos de boa procedência, não utilizar mão de obra escrava, respeitar a diversidade, economizar água etc.

Para o relatório Negócios de impacto, do UBS, as empresas têm adotado algumas práticas para atender as novas exigências de sustentabilidade e fugir da tradicional atuação de filantropia e meio ambiente. Porque como falamos, ser sustentável vai além de ajudar uma creche no final do ano e de somente reciclar o lixo.

 

E os gestores que compreendem isso se destacam. Porque as “empresas que focam tanto nos retornos sociais quanto nos financeiros têm mais possibilidade de atrair capital de novas gerações de millennials e mulheres que querem ganhar dinheiro e fazer bem à sociedade”, diz o estudo.

 

Ou seja, a ideia é que as ações das empresas gerem retorno positivos para a sociedade como um todo. Isso porque, a demanda dos investidores é que os empreendimentos não minimizem apenas os seus impactos negativos, mas sim promovam o impacto positivo para as pessoas ao mesmo tempo em que aumentam seus retornos comerciais (PORTAL FOLHA DE SÃO PAULO).

Segundo Coutinho, presidente do UBS Brasil, “Existirá cada vez mais uma pressão, tanto por parte das novas gerações de colaboradores e talentos, quanto por parte dos consumidores, em somente se associar a empresas que consigam demonstrar que têm uma genuína preocupação com sustentabilidade e o impacto que geram na sociedade”.

Quer se destacar?

Ou seja, as empresas que procuram se destacar no mercado vão ser cada vez mais “inteligentes”. Mas, como comprovar que minha empresa segue todas essas novas exigências dos investidores? Para isso existe a certificação ISO 14001! A certificação da família ISO que tem o intuito de comprovar que um determinado negócio segue todos os padrões ambientais e éticos exigidos pelas legislações nacionais e internacionais.

 

Conheça um pouco da certificação ISO 14001 em nosso artigo:

ISO 14001: sua empresa em harmonia com o meio ambiente

Ao ser uma empresa certificada ela automaticamente ganhará pontos no momento de conseguir um investimento. Nós da MeCertifiquei.com temos experiência para auxiliar a sua empresa nesse processo! Não deixe para depois, esteja preparado para quando a oportunidade aparecer! Entre em contato!

Comentar