ABVTEX - O abuso e a discriminação no trabalho - Mecertifiquei.com
8112
post-template-default,single,single-post,postid-8112,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

ABVTEX – O abuso e a discriminação no trabalho

  |   Certificação ABVTEX   |  
Saiba quais os benefícios da certificação!

Empresas da área comercial ouvem costumeiramente sobre auditorias e certificações. E sabem da importância desse protocolo para seus negócios. As certificações além de garantirem a qualidade do serviço de uma empresa são responsáveis por regulamentar diversas questões éticas presentes no cotidiano de quem trabalha com prestação de serviços, volume de funcionários e afins.

Existe uma grande quantidade de tipos de certificações e auditorias presente no mercado, inclusive no setor têxtil, mas se você é dono de algum negócio desse setor, certamente já ouviu falar da ABVTEX.

 

“A ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, fundada em 1999, representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho. A entidade mantém-se fiel aos seus princípios que são a ética e o respeito à legislação, apoiando ações que visem a responsabilidade social, a formalização nas relações comerciais e o combate à concorrência fraudulenta.” (ABVTEX)

 

De acordo com a ABVTEX vários segmentos da sua empresa são auditados por obter a certificação. Pontos importantes que envolvem a qualidade do seu serviço e as questões humanas e trabalhistas da sua empresa. Já falamos em outro artigo sobre três segmentos auditados pela certificação ABVTEX: Trabalho escravo; trabalho infantil e trabalho estrangeiro.

Hoje falaremos de mais duas questões regulamentadas pela AUDITORIA. O abuso e a discriminação em ambiente de trabalho.

 

“Abuso (do latim abusu): Mau uso ou uso excessivo e injusto: fazer abuso da própria força; Abuso de autoridade, ato de um funcionário que vai além de suas atribuições; Abuso de direito, ação que consiste em ultrapassar os limites consignados ao exercício de um direito.”

 

“Discriminação: Segregação; ação de segregar alguém, tratando essa pessoa de maneira diferente e parcial, por motivos de diferenças sexuais, raciais, religiosas; ato de tratar de forma injusta: discriminação racial.”

 

Para a ABVTEX, tanto o abuso em ambiente de trabalho quanto a discriminação não devem fazer parte do cenário de uma empresa de qualidade, portanto essas ações devem ser auditadas e regulamentadas para que a empresa possa conseguir o documento de certificação ABVTEX que comprove sua real qualidade.  De acordo com a Lei 7.716 (vigente no Brasil desde 1989) a discriminação é crime e deve ser combatida, assim como o abuso crime previsto pela Lei 12.250/06 (vigente desde 2006).

Veja no link abaixo o Juiz Fernando Rios Neto comentando sobre as questões jurídicas do abuso no ambiente de trabalho:

A certificação ABVTEX tem como responsabilidade regulamentar essas duas questões no ambiente do trabalho e reprovar/ deixar pendente qualquer empresa que não esteja de acordo com os preceitos da organização. Ambientes sem abuso e sem discriminação para com os funcionários.

Tem interesse em adquirir a certificação?

A MeCertifiquei conta com uma equipe preparada e especializada no ramo da certificação para pequenas e médias empresas. Entre em contato conosco e continue navegando pela nossa página e comprove a qualidade da sua empresa! 

Comentar