O que é qualidade no século XXI? - Mecertifiquei.com
8518
post-template-default,single,single-post,postid-8518,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

O que é qualidade no século XXI?

  |   Certificação   |  
Você é microempreendedor e tem dificuldades de implementar um sistema de qualidade em sua empresa? Saiba que não precisa de muitos recursos financeiros para que o seu negócio tenha um padrão de qualidade. Já ouviu falar da metodologia 5S? Saiba mais em nosso artigo!

Independentemente do seu ramo de atuação, provavelmente seus clientes sempre falam de qualidade. Com o mercado globalizado, que temos muitas opções, cada vez mais as pessoas estão exigentes com os produtos que adquirem. Cada detalhe pode ser fator decisivo para que o consumidor adquira o seu produto e não o da concorrência.

Com isso, a qualidade entra ainda mais em cena. Diferente do que muitos pensam, qualidade é um conceito que está em constante evolução. Por exemplo, nos primórdios qualidade era quando o produto tinha um bom material e durabilidade. Hoje, século XXI, qualidade está relacionada com o produto. Mas também com a maneira como ele foi produzido.

Ou seja, o consumidor quer um produto de bons materiais, durabilidade e valor. No entanto, que não seja proveniente de trabalho escravo e que não prejudique o meio ambiente. É preciso que a empresa se empenhe para que a qualidade esteja em toda cadeia produtiva e não somente no produto final.

Os japoneses, logo após a Segunda Guerra e aos ataques atômicos à Hiroshima e Nagasaki, buscaram uma forma para que a economia melhorasse. Isso é, para que os seus produtos pudessem ser aceitos no mercado globalizado (competitivo e exigente por qualidade).

Por isso inventaram a metodologia 5s- Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiktesu (senso de padronização) e Shisuke (senso de autodisciplina).

De acordo com o portal do Sebrae, no mundo corporativo, essa metodologia começou a ser utilizada pelas microempresas por contribuir com a otimização de recursos e tempo. Sendo também “um ingrediente“ para criar o clima motivacional adequado para a execução de novos processos visando a conquista de certificados de qualidade como o ISO.

 

5S? O que é isso?

Para descomplicar a nossa vida, vamos ver o que o Sebrae fala sobre o assunto. De acordo com a entidade:

“Cada um dos cinco “S” significa uma meta ou uma atitude que deve ser tomada. O objetivo é que cada “S” seja parte de um alicerce para que a empresa possa dar conta de sua atividade-fim de forma organizada, produtiva, inovadora e, principalmente, com qualidade”.

Ou seja, a aplicação do 5S nas empresas é essencial para que não se tenha a falta de cuidado e comprometimento da equipe. Em uma organização que adote essa metodologia, o papel não fica jogado no chão, equipamentos são usados com zelo e todo o ambiente da empresa “respira” organização.

 

Em termos práticos…

 

Senso de Utilização

A ideia por trás deste “S” é de reduzir ao máximo a quantidade de objetos que não são essenciais para a execução das tarefas. Ou seja, tudo o que você não usa deve ser guardado ou descartado para que só o necessário ocupe espaço. Ficando mais fácil de encontrar o que realmente usamos.

 

Senso de Organização

A palavra desse “S” é utilizada em todo momento.  Afinal, uma equipe organizada ganha tempo e agilidade ao deixar os objetos sempre perto, por exemplo.

 

Senso de Limpeza

Ninguém gosta de trabalhar em um local sujo. Além de trazer problemas de saúde, atrapalha na produtividade. Então adotar essa medida vai ser fácil. Procure criar um rodízio de limpeza para que todos possam se responsabilizar pelo lixo até como forma de incutir o senso de limpeza em todos.

 

Senso de Padronização

Manter padrão é um desafio e tanto em qualquer ramo – da padaria à agência de marketing digital. É preciso encará-lo para que a partir da padronização se possa evitar perdas e desperdícios (de tempo e de recursos) simplesmente porque não se consegue repetir uma receita ou um procedimento.

 

Senso de Autodisciplina

A autodisciplina é o que norteia o sucesso na aplicação dos outros “S”. Ou seja, todos devem estar cientes do cumprimento das metas relacionadas à utilização, organização, padronização e limpeza e a partir disso cuidar para que sejam sempre cumpridas.

 Fonte: Sebrae

 

Está vendo como não é complicado! A qualidade pode estar presente em cada atitude do dia a dia da sua equipe! E o melhor: é um método econômico! São pequenas atitudes como essas que contribuem com a gestão de sua empresa e que a ajuda a adquirir uma certificação ISO – que lhe permite fechar negócios com grandes empresas!

 

Saiba mais em nosso artigo: Certificação: necessidade das empresas em um mundo globalizado!

 

Interessou pelo assunto? Quer melhorar a sua gestão e adquirir uma certificação? Entre em contato conosco!

Ao ler esse artigo você se interessou pelo tema? Quer que sua empresa tenha práticas sustentáveis, mas, não sabe por onde começar? Entre em contato conosco! Nós da Mecertifiquei.com, estamos preparados para te ouvir e entender a necessidade de sua empresa!

Comentar