Propan: a certificação que sua panificadora precisa!
8368
post-template-default,single,single-post,postid-8368,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

Propan: a certificação que sua panificadora precisa!

Propan: a certificação que sua panificadora precisa!

  |   Certificação   |  

Confira algumas dicas de como impulsionar o seu negócio!

Quem resiste aquele pãozinho quentinho no café da manhã e da tarde? Independente da localidade, sempre existe uma padaria para “salvar” a vida das pessoas que querem saciar a fome da maneira mais gostosa e agradável! Por esse motivo, é um negócio com grande potencial de crescimento! Mas, como se destacar perante a concorrência? Veja em nosso artigo!

Informações gerais do mercado de Padarias e panificação no Brasil

De acordo com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2017), o setor de panificação se encontra em um cenário de diferentes desafios e tecnologias e de grande relevância econômica no país.

Esses estabelecimentos são constituídos em sua maioria por pequenos e micro negócios, estando relacionados com diversos segmentos da economia. Com participação incisiva como potencial gerador de empregos e distribuidor de renda.

Por esse motivo é comum que os proprietários desse tipo de empreendimento tenham sempre novos concorrentes. Mediante essa verdade, é necessário que os empresários busquem inovar para manter seu público de interesse fiel ao seu estabelecimento.

Isto é, deve-se ter uma visão e atitude estratégica, analisando seus consumidores, produtos e as tendências do setor. Esse levantamento permite que você tenha um melhor entendimento do processo, faça um direcionamento do seu investimento efetivo e possibilite que suas táticas sejam sempre revistas.

 

Dicas para impulsionar seu negócio

 

1 – Localização

Padaria tem em todo lugar, certo? Mas o público é o mesmo? Não! Conforme muda-se o local, o público se altera, mudando as necessidades e os desejos do seu cliente. Assim, é necessário que você compreenda bem o funcionamento do espaço no qual você está inserido. Com esse estudo, seu negócio não oferecerá somente um pão ou uma rosquinha doce, mas sim um produto que atenda às necessidades e desejos dos clientes.

2 – Ergonomia

Ninguém gosta de chegar em uma loja e demorar para encontrar o produto. Da mesma forma acontece com o seu consumidor. Hoje, as pessoas não consomem somente pão na padaria. Os clientes estão sempre a procura de algo a mais. Assim, esses produtos precisam estar dispostos de forma que privilegie o fluxo do cliente e permita que ele veja as mercadorias de maneira estratégica.

3 – Certificação

Conforme as dicas citadas acima, vemos que para o negócio se desenvolver é necessário que o panificador tenha total conhecimento do seu estabelecimento para acompanhar os indicadores de desempenho como perdas, vendas, lucro, custo de mercadoria etc.

Entenda melhor:

Além da boa administração, há uma boa ferramenta que faz seu negócio se destacar perante a concorrência: a certificação. Como já vimos, a certificação é uma necessidade das empresas em um mundo globalizado. Porque é uma maneira de fazer seu negócio se adequar às normas estabelecidas por órgãos reconhecidos na sua área de atuação, ela também comprova para seu público de interesse que sua organização é séria e bem administrada.

No caso, no ramo da panificação, a certificação recomendada é a Propan (Programa de desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação).

Essa certificação é um projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP). Com a aquisição dela sua empresa terá novos consumidores (ampliação dos negócios); fidelização dos que já consomem; crescimento no percentual de lucratividade; aquisição de uma forma mais eficiente de eliminar desperdícios; padronização dos processos produtivos e gerenciamento e otimização de vendas.

Ao adquirir essa certificação, sua panificadora poderá ter os selos Bronze, Prata e Ouro conforme o acompanhamento das melhorias decorrentes das novas técnicas administrativas de cada empresa.

Assim, é recomendável que as panificadoras que desejam crescer e se destacar perante seus concorrentes, tenham a certificação Propan aliada à boa administração de sua empresa! Nós da MeCertifiquei, temos uma equipe especializada e experiente para ajudar o seu negócio nesse processo! Entre em contato conosco e impulsione seus negócios!

Comentar