Propan: a certificação que sua panificadora precisa!
Confira algumas dicas de como impulsionar o seu negócio!
Informações gerais do mercado de Padarias e panificação no Brasil
De acordo com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2017), o setor de panificação se encontra em um cenário de diferentes desafios e tecnologias e de grande relevância econômica no país.
Esses estabelecimentos são constituídos em sua maioria por pequenos e micro negócios, estando relacionados com diversos segmentos da economia. Com participação incisiva como potencial gerador de empregos e distribuidor de renda.
Por esse motivo é comum que os proprietários desse tipo de empreendimento tenham sempre novos concorrentes. Mediante essa verdade, é necessário que os empresários busquem inovar para manter seu público de interesse fiel ao seu estabelecimento.
Isto é, deve-se ter uma visão e atitude estratégica, analisando seus consumidores, produtos e as tendências do setor. Esse levantamento permite que você tenha um melhor entendimento do processo, faça um direcionamento do seu investimento efetivo e possibilite que suas táticas sejam sempre revistas.
Dicas para impulsionar seu negócio
1 – Localização
Padaria tem em todo lugar, certo? Mas o público é o mesmo? Não! Conforme muda-se o local, o público se altera, mudando as necessidades e os desejos do seu cliente. Assim, é necessário que você compreenda bem o funcionamento do espaço no qual você está inserido. Com esse estudo, seu negócio não oferecerá somente um pão ou uma rosquinha doce, mas sim um produto que atenda às necessidades e desejos dos clientes.
2 – Ergonomia
Ninguém gosta de chegar em uma loja e demorar para encontrar o produto. Da mesma forma acontece com o seu consumidor. Hoje, as pessoas não consomem somente pão na padaria. Os clientes estão sempre a procura de algo a mais. Assim, esses produtos precisam estar dispostos de forma que privilegie o fluxo do cliente e permita que ele veja as mercadorias de maneira estratégica.
3 – Certificação
Conforme as dicas citadas acima, vemos que para o negócio se desenvolver é necessário que o panificador tenha total conhecimento do seu estabelecimento para acompanhar os indicadores de desempenho como perdas, vendas, lucro, custo de mercadoria etc.
Entenda melhor:
Além da boa administração, há uma boa ferramenta que faz seu negócio se destacar perante a concorrência: a certificação. Como já vimos, a certificação é uma necessidade das empresas em um mundo globalizado. Porque é uma maneira de fazer seu negócio se adequar às normas estabelecidas por órgãos reconhecidos na sua área de atuação, ela também comprova para seu público de interesse que sua organização é séria e bem administrada.
No caso, no ramo da panificação, a certificação recomendada é a Propan (Programa de desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação).
Essa certificação é um projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP). Com a aquisição dela sua empresa terá novos consumidores (ampliação dos negócios); fidelização dos que já consomem; crescimento no percentual de lucratividade; aquisição de uma forma mais eficiente de eliminar desperdícios; padronização dos processos produtivos e gerenciamento e otimização de vendas.
Ao adquirir essa certificação, sua panificadora poderá ter os selos Bronze, Prata e Ouro conforme o acompanhamento das melhorias decorrentes das novas técnicas administrativas de cada empresa.
- 04 setembro | admin | Certificação ABVTEX |
A ABVTEX e os Direitos Humanos no Trabalho
Empresas do ramo comercial devem entender a importância de ter uma certificação. Por inúmeros mo...
- 30 abril | admin | Sem categoria | 2 Comentários
A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!
Botas, capacetes, óculos, coletes etc. Muitos são os elementos que...