ISO 22000/2005: garantia de segurança alimentar para os consumidores
8463
post-template-default,single,single-post,postid-8463,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

ISO 22000/2005: garantia de segurança alimentar para os consumidores

  |   Certificação   |  
Como todo consumidor, provavelmente você já se deparou com uma situação nada agradável ao adquirir um alimento, como intoxicação alimentar após a ingestão, produtos fora do prazo de validade etc. Para garantir que esses tipos de situações não aconteçam, existe a certificação ISO 22000/2005. A norma tem o objetivo de assegurar que o alimento não tenha nenhum tipo de contaminação, garantindo assim que o produto chegue seguro na mesa dos cidadãos. Saiba mais em nosso artigo:

A certificação ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos – foi elaborada por profissionais da indústria de alimentos, especialistas de órgãos internacionais e pela Codex Alimentarius Commission (Fórum internacional de normalização de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas por meio da FAO: Food and Agriculture Organization e da OMS: Organização Mundial de Saúde).

Como toda norma, a ISO 22000 tem o intuito de desenvolver uma cultura de padronização. Por meio do cumprimento de padrões reconhecidos internacionalmente. Com a organização na cadeia produtiva dos alimentos, de modo que se tenha a garantia de que o consumidor não irá ingerir nenhum produto que prejudique a sua saúde.

Essa certificação é apropriada para todo o tipo de empresa (independentemente do tamanho) que esteja envolvida em qualquer processo da cadeia produtiva no ramo da alimentação. Como produtores de alimentos, agricultores, fabricantes, serviços de abastecimentos etc.

Vale lembrar que até mesmo as organizações que participam indiretamente no processo podem ser certificadas. Por exemplo: fornecedores de produtos de limpeza, de transporte, distribuição etc.

 

 A norma ISO 22000 permite que a sua empresa:

1 – Tenha um melhor planejamento para implementar ações que contemplem o sistema de gestão da segurança de alimentos, de forma que o consumidor tenha segurança no momento de consumir;

2 – Esteja em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação;

3 – Tenha condições para avaliar e contemplar as solicitações exigidas pelos clientes;

4 – Comunique de maneira efetiva sobre assuntos de segurança alimentar com fornecedores, consumidores e demais públicos;

5 – Peça certificação de outras empresas presentes no processo produtivo.

 

Então, se a sua empresa está no ramo da alimentação, a certificação ISO 22000/2005 é o que você precisa para o impulsionamento do seu negócio. Além de ter todas as vantagens listadas acima, você estará cumprindo o papel social de garantir que seus consumidores tenham cada vez mais produtos de qualidade.

Nós da MeCertifiquei.com temos uma equipe especializada para atender as necessidades do seu negócio e ajudá-lo a adquirir a certificação ISO 22000/2005. Entre em contato!

Comentar