A importância da Segurança do Trabalho nas Empresas
8574
post-template-default,single,single-post,postid-8574,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

A Importância da Segurança do Trabalho nas Empresas

  |   Certificação   |  
Se você está inserido no mercado, provavelmente já se deparou com a temática da segurança do trabalho, ou por meio de palestras, mudanças estruturais dentro da organização, entre outras. Além de contribuir com a saúde e integridade do trabalhador, uma boa gestão de segurança do trabalho faz a sua empresa ser bem vista no mercado! Saiba mais em nosso artigo.

O que é Segurança do Trabalho?

Quando tratamos de segurança do trabalho estamos lidando com ações que são adotadas nas empresas para diminuir acidentes e proteger os trabalhadores de doenças adquiridas no ambiente de trabalho.

Ou seja, proporciona melhoria para todos – tanto para os gestores, como para os funcionários (que por estarem em um ambiente melhor, terão um desempenho mais satisfatório).

Essas práticas existem em todos os segmentos. Porque em todas as áreas há riscos e características que deixam o trabalhador, de alguma forma, exposto. Por exemplo, em empresas de telemarketing os colaboradores podem ter problemas de audição, LER (lesão por esforço repetitivo)etc. Em organizações que mexem com produtos químicos, como as gráficas, há problemas com intoxicação, e assim por diante.

Então, independentemente do tipo de empresa, é necessário investir em segurança. Há leis que exigem isso e as consequências do não cumprimento podem ser irreversíveis. Por exemplo, caso um empregado sofra algum dano físico ou psicológico devido ao serviço, a empresa pode sofrer processos judiciais, gastar com indenizações, ter prejuízos materiais, ter um desgaste de imagem etc.

 

Vamos pensar um pouco!

Alguns empresários, principalmente de pequenas e microempresas, acham que investir em segurança do trabalho é algo para grandes empresas, que têm capital suficiente para isso. No entanto, há pequenas medidas que podem ser adotadas e são bem simples.

Como a realização de palestras, utilização de EPIs, avaliação do espaço, estudos das normas exigidas pela ABNT e adaptação de acordo com o seu negócio.

Claro que não é possível fazer tudo isso sozinho, há hoje no mercado empresas que contribuem com a implantação de uma cultura que incentive um ambiente de trabalho mais seguro e com qualidade. O que vai proporcionar futuramente novos negócios!

Como? Por meio de uma certificação! Todas as empresas podem ser certificadas, desde que respeitem as normas estabelecidas pelas legislações. Ou seja, se sua empresa proporcionar um ambiente seguro para seus colaboradores, não será difícil conseguir uma certificação. E assim ampliar seus negócios!

Continue atento à nossa página para saber mais sobre esse mundo!

Se quer aprender a melhorar a sua empresa, entre em contato conosco! Nós da MeCertifiquei.com estamos aqui para te ajudar!

Comentar