Blog

A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!

  |   Sem categoria   |   2 Comentários
Botas, capacetes, óculos, coletes etc. Muitos são os elementos que pensamos quando falamos na palavra EPI (Equipamento de Proteção Individual). No entanto, muitos funcionários têm resistência em utilizar esses equipamentos. O que pode prejudicar a saúde do trabalhador e até mesmo a empresa. Saiba em nosso artigo a importância de conscientizar os colaboradores sobre a importância desses equipamentos e ao mesmo tempo como isso pode trazer bons resultados!

Se você trabalha em um ambiente que precisa utilizar EPI, provavelmente já deve ter escutado de algum funcionário que isso é desnecessário e que o risco de acidente é mínimo. Afinal, há anos atrás não eram utilizados e nunca acontecia nada. Alguns gestores não conseguem mudar essa prática, o que pode ser prejudicial para sua empresa. Porque a utilização desses equipamentos é uma exigência legal. Prevista na NR6 do Ministério do Trabalho e Emprego. Sendo um direito e ao mesmo tempo um dever dos colaboradores (previsto pela norma e pelo artigo 158 da CLT).

 

Mas, como resolver essa situação?

No Brasil, devido a industrialização tardia, algumas regras ainda não são claras para uma parcela da população. Como antigamente era comum algumas empresas não terem muitos recursos e conhecimento da legislação, também era comum a não utilização de equipamentos de segurança. O que fez essa cultura ser passada para os funcionários, que hoje não percebem a necessidade do uso.

Ou seja, é um problema cultural! Que só será resolvido por meio de educação. Não adianta obrigar uma pessoa a adotar determinado comportamento, se durante anos ela não foi estimulada e instruída para isso.

Uma das estratégias que vem sendo utilizadas é a constante conscientização. Hoje, nas escolas os professores estão ensinando para seus alunos a importância da prevenção dos acidentes. Como muitos funcionários não frequentam o ambiente escolar há anos, uma das maneiras é aplicar essa pedagogia no ambiente de trabalho. Seja por meio de palestras com especialistas ou com a apresentação de casos de pessoas que quase sofreram acidentes etc.

Isto é, por meio de campanhas educativas. Com as quais os colaboradores estarão mais abertos a dialogar e refletir sobre a temática e suas consequências. Uma das medidas educativas que vem sendo utilizadas são: a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de acidentes, com atividades voltadas à segurança e saúde no trabalho e o DDD – Diálogo Diário de Segurança, com palestras curtas também voltadas à temática da prevenção dos acidentes que acontecem no ambiente de trabalho.

Claro que tudo isso, é integrado com uma mudança cultural que vem de todos os gestores. Que devem mostrar preocupação com a saúde do trabalhador (não somente com o receio das multas que a empresa pode ter caso não cumpra a lei).

Essa mudança cultural poderá trazer bons frutos para a empresa. Que terá funcionários produtivos. Possibilitando que o seu negócio possa ser bem visto e até mesmo conquistar uma certificação. Isso mesmo, ser certificado é um processo simples!

Quer saber mais sobre o assunto e como uma mudança de consciência dos seus colaboradores pode contribuir com o impulsionamento dos seus negócios? Entre em contato!
2 Comentários
  • Juliana | fev 17, 2021 at 18:14

    Ótimas dicas, vejo que esta empresa é muito responsável no ramo que se propõe. obrigado aprendi muito lendo.
    https://civiltec-portaria.com.br/
    Att Juliana

    • admin | fev 18, 2021 at 08:17

      Obrigado pelo feedback! Abraços Juliana.

Comentar