A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!
Se você trabalha em um ambiente que precisa utilizar EPI, provavelmente já deve ter escutado de algum funcionário que isso é desnecessário e que o risco de acidente é mínimo. Afinal, há anos atrás não eram utilizados e nunca acontecia nada. Alguns gestores não conseguem mudar essa prática, o que pode ser prejudicial para sua empresa. Porque a utilização desses equipamentos é uma exigência legal. Prevista na NR6 do Ministério do Trabalho e Emprego. Sendo um direito e ao mesmo tempo um dever dos colaboradores (previsto pela norma e pelo artigo 158 da CLT).
Mas, como resolver essa situação?
No Brasil, devido a industrialização tardia, algumas regras ainda não são claras para uma parcela da população. Como antigamente era comum algumas empresas não terem muitos recursos e conhecimento da legislação, também era comum a não utilização de equipamentos de segurança. O que fez essa cultura ser passada para os funcionários, que hoje não percebem a necessidade do uso.
Ou seja, é um problema cultural! Que só será resolvido por meio de educação. Não adianta obrigar uma pessoa a adotar determinado comportamento, se durante anos ela não foi estimulada e instruída para isso.
Uma das estratégias que vem sendo utilizadas é a constante conscientização. Hoje, nas escolas os professores estão ensinando para seus alunos a importância da prevenção dos acidentes. Como muitos funcionários não frequentam o ambiente escolar há anos, uma das maneiras é aplicar essa pedagogia no ambiente de trabalho. Seja por meio de palestras com especialistas ou com a apresentação de casos de pessoas que quase sofreram acidentes etc.
Isto é, por meio de campanhas educativas. Com as quais os colaboradores estarão mais abertos a dialogar e refletir sobre a temática e suas consequências. Uma das medidas educativas que vem sendo utilizadas são: a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de acidentes, com atividades voltadas à segurança e saúde no trabalho e o DDD – Diálogo Diário de Segurança, com palestras curtas também voltadas à temática da prevenção dos acidentes que acontecem no ambiente de trabalho.
Claro que tudo isso, é integrado com uma mudança cultural que vem de todos os gestores. Que devem mostrar preocupação com a saúde do trabalhador (não somente com o receio das multas que a empresa pode ter caso não cumpra a lei).
Essa mudança cultural poderá trazer bons frutos para a empresa. Que terá funcionários produtivos. Possibilitando que o seu negócio possa ser bem visto e até mesmo conquistar uma certificação. Isso mesmo, ser certificado é um processo simples!
- 04 setembro | admin | Certificação ABVTEX |
A ABVTEX e os Direitos Humanos no Trabalho
Empresas do ramo comercial devem entender a importância de ter uma certificação. Por inúmeros mo...
- 30 abril | admin | Sem categoria | 2 Comentários
A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!
Botas, capacetes, óculos, coletes etc. Muitos são os elementos que...
Juliana | fev 17, 2021 at 18:14
Ótimas dicas, vejo que esta empresa é muito responsável no ramo que se propõe. obrigado aprendi muito lendo.
https://civiltec-portaria.com.br/
Att Juliana
admin | fev 18, 2021 at 08:17
Obrigado pelo feedback! Abraços Juliana.