Norma OHSAS 18001 e a sua importância no mundo dos negócios.
8452
post-template-default,single,single-post,postid-8452,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.6,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Blog

Conheça a norma OHSAS 18001 e a sua importância no mundo dos negócios

  |   Certificação   |  
Para compreender essa norma precisamos contextualizar a importância da segurança do trabalho em qualquer organização. Em meados do século 18 iniciou-se na Inglaterra a Revolução Industrial. Naquele período diversos trabalhadores saíram do campo e foram buscar emprego nas grandes cidades que estavam se formando.

Devido às grandes transformações que estavam acontecendo na época, muita coisa era novidade, como manusear grandes máquinas. Os trabalhadores e donos das empresas não sabiam lidar com esse cenário. Por esse motivo, muitos eram os acidentes de trabalho. No ambiente organizacional tinha muita gente, de diversas idades, mas sem nenhum preparo e qualificação e trabalhando em situações insalubres.

Conforme o tempo foi passando, os empregados passaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Com isso, as empresas ao redor do mundo foram aprimorando seus modelos de negócios por meio de cursos, que comprovam que, se o trabalhador não estiver em um bom ambiente, automaticamente todos saem perdendo. O empregado por ter sua saúde comprometida e o empregador por perder capital.

Com isso, foram criadas leis e métodos em que a segurança do trabalho passou a ser valorizada. Por exemplo, a boa ventilação do local, a limpeza, manutenção de instalações elétricas, sinalização de extintores, treinamentos, entre outros. A utilização de equipamentos de segurança passou a ser obrigatória. Já parou para observar que dificilmente em uma indústria séria, o funcionário pode trabalhar sem o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual)?

 

Veja em nosso artigo:  Como a Certificação é uma necessidade das empresas em um mundo globalizado!

 

Neste novo cenário, dar condições dignas de trabalho passou a ser algo obrigatório que, de certa forma, contribui com a reputação da empresa. Uma norma que trabalha com essa questão é a OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series).

O intuito da OHSAS 18001 é ajudar as empresas, independentemente do porte, a controlarem os riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente organizacional. Preservando assim, a saúde e integridade do trabalhador.

 

Como funciona a OHSAS 18001?

Apesar da norma ser reconhecida internacionalmente, ela não é obrigatória. Mas, para uma empresa séria que quer crescer e ampliar mercados, é necessário que ela comprove atender às legislações trabalhistas. Por esse motivo, a OHSAS é uma ferramenta que auxilia a sua empresa a:

  • Atender a legislação relacionada à segurança e a saúde do colaborador;
  • Diagnosticar os riscos e perigos das atividades da organização, de uma maneira em que se possa atuar preventivamente na saúde e segurança do colaborador;
  • Conscientizar os colaboradores e todos aqueles que possam exercer atividades em seu nome das consequências de suas ações para com a saúde e integridade física de todos.

 

Com todo o diagnóstico realizado, a sua empresa poderá ter melhores condições de trabalho. Uma vez que os problemas foram identificados, ocorre a redução dos acidentes e doenças de trabalho; o que reduz os custos e inatividade do trabalhador, motiva os funcionários, aumenta a produtividade, gera melhoria na qualidade dos serviços e melhoria na reputação da empresa.

Quer saber mais sobre essa norma? Gostaria de saber como ela pode ser aplicada dentro da realidade da sua empresa? Entre em contato conosco! Nós da MeCertifiquei temos uma equipe especializada e preparada para melhorar o ambiente do seu trabalho! Entre em contato!

Comentar