Certificação ISO: qualidade, eficácia e desenvolvimento
Conheça o conceito dessa famosa certificação!
Nesse universo de normas, a mais conhecida é a ISO. Quem nunca entrou em um estabelecimento e viu alguma indicação de que o local possui essa certificação?
Criada em 1947, a ISO – International Organization for Standardization – ou no caso do Brasil, Organização Internacional para Padronização, é uma entidade que busca a normatização. Que tem o intuito de aprovar normas técnicas, classificações de países, procedimentos, processos etc.
Em Genebra se elabora periodicamente a emissão e edição das normas internacionais. Ao redor do mundo, cada país membro da organização tem um órgão representativo que participa deste processo contínuo e adequa a regulamentação à realidade de seu país.
No Brasil, o órgão privado responsável que edita, publica e ajusta as normas emitidas pela ISO para o contexto brasileiro é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Veja em nosso artigo a necessidade da certificação em um mundo globalizado!
Mas qual é a sua necessidade?
Você deve estar pensando qual a utilidade efetiva de ter essa certificação e como ela pode contribuir para o desenvolvimento de sua empresa.
A ISO tem como objetivo estabelecer normas ao redor do mundo. Ou seja, regras estabelecidas para que exista um padrão nos processos de produção e automaticamente qualidade para possíveis negociações sem fronteiras. As normas mais conhecidas são: ISO 9000, ISO 9001(gestão de qualidade aplicada em empresas), ISO 14000 e ISO 14064(sistema de gestão ambiental).
Uma vez que a sua empresa adquire essa certificação, automaticamente fará você adotar as normas que a Instituição ISO estabeleceu, melhorando assim a qualidade e a gestão de seu negócio.
Como?
- Por meio do comprometimento com a qualidade;
- Pela adoção de um método que permite verificar a melhoria continua do desenvolvimento da sua empresa;
- Eficiência e eficácia do produto ou serviço;
- Redução de perdas no processo produtivo, o que melhora a gestão;
- Diminuição de dúvidas e avaliações ruins por parte dos clientes;
- Melhora da reputação da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus públicos.
(Fonte: ABNT)
A empresa se torna altamente competitiva com processos em conformidade com as normas técnicas. Isto é, você terá credibilidade no mercado interno e externo.
- 04 setembro | admin | Certificação ABVTEX |
A ABVTEX e os Direitos Humanos no Trabalho
Empresas do ramo comercial devem entender a importância de ter uma certificação. Por inúmeros mo...
- 30 abril | admin | Sem categoria | 2 Comentários
A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!
Botas, capacetes, óculos, coletes etc. Muitos são os elementos que...