Certificação SA 8000: a prova da responsabilidade social de sua empresa
Quando falamos que uma empresa prioriza a cidadania, isso significa que ela respeita seus funcionários e cresce de forma sustentável. Não priorizando somente o lucro. Ou seja, mesmo que fique “mais em conta” produzir um determinado produto proveniente de trabalho escravo, ela prefere fazer o que é justo e ter a certeza que nenhuma pessoa será prejudicada no processo. Para comprovar esses valores, existe a certificação SA 8000.
Veja em nosso artigo os Benefícios das empresas que exigem certificação no mundo conectado
A certificação, criada no ano de 1989, pela Social Accountability International (SAI), afiliada ao Conselho de Prioridades Econômicas, possui um padrão mundial. A SA 8000 lida com questões como trabalho escravo infantil, saúde e segurança do trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, jornada de trabalho, remuneração e sistemas de gerenciamento.
Essa certificação garante normas de trabalho em todo o mundo e contempla acordos internacionais. Por exemplo, as convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
Mas o que a Certificação SA 8000 agrega à minha empresa?
Ao obter a certificação, seu público –consumidores e fornecedores – terá a certeza de que a sua empresa leva em consideração o impacto social da atividade fim e desenvolve políticas para que seus funcionários trabalhem com qualidade de vida. E o melhor: é uma certificação reconhecida pelo mundo inteiro.
Resumindo
– Sua organização terá como comprovar o compromisso com a responsabilidade social que segue os padrões mundiais.
– Aprimora a gestão e o desempenho da sua cadeia produtiva. Uma vez que te “obriga” a seguir padrões adequados.
– Garante que sua empresa está em conformidade com os padrões mundiais, o que possibilita participar de licitações e fechar contratos internacionais.
– Apoia e estimula a visão corporativa, construindo e reforçando a lealdade de seus funcionários, clientes e partes interessadas.
Guilherme | maio 25, 2019 at 23:15
Olá.
Processos trabalhistas contra a empresa podem impedir ou dificultar a certificação SA8000?