PBQP-H : desenvolvimento para a construção civil!
Nos últimos anos, no Brasil, muito se tem escutado sobre a construção civil. Seja pelos programas de financiamento, aumento das pessoas que estão saindo do aluguel e buscando adquirir a sua casa própria, aumento de profissionais na área etc.
Com toda a estruturação que tem acontecido nesse segmento, o governo está promovendo iniciativas para que se tenha maior profissionalização na área e automaticamente mais desenvolvimento para o país, as empresas que buscam impulsionar seus negócios por meio da participação em licitações públicas, por exemplo, deverem aderir ao PBQP-H.
PBQP- o que?
Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), é um Programa do Governo Federal com o objetivo de elevar os patamares da qualidade da Construção Civil.
Como?
A estratégia do Programa é que se tenha a criação e implementação de ferramentas de modernização tecnológica e gerencial, por meio de conceitos e metas de sustentabilidade, de forma que se amplie o acesso à moradia digna para a população de menor poder aquisitivo.
Para se alcançar esses objetivos, há um conjunto de ações que o Ministério das Cidades levantou como essenciais:
– Avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras;
– Melhoria da qualidade de materiais;
– Formação e requalificação de mão-de-obra;
– Normalização técnica;
– Capacitação de laboratórios;
– Avaliação de tecnologias inovadoras;
– Informação ao consumidor;
– Promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
Se o Programa conseguir atingir esses objetivos, tem-se a expectativa de maior competitividade no setor, com a melhora na qualidade dos produtos e serviços, redução de custos e dos recursos públicos.
Como funciona?
Para participar do programa e obter as vantagens que se adequam às normas licitatórias; à aprovação de projetos junto aos agentes financiadores; para benefícios junto ao BNDES e para participar do programa Minha Casa Minha Vida, é necessário cumprir os requisitos exigidos. Como: controle e garantia da qualidade e serviços; mão de obra qualificada; respeito à legislação etc.
As empresas que têm interesse em participar do programa precisam enviar uma declaração de adesão ao Ministério das Cidades que verificará se a organização está apta ou não. Uma vez que a empresa é aceita ela tem que melhorar seu desempenho e nunca reduzir. Ou seja, há um controle criterioso para entrar e permanecer no programa.
Afinal, não estamos lidando somente com pedras, concreto e materiais de construção, mas sim, com vidas e sonhos que a construção proporciona.
- 04 setembro | admin | Certificação ABVTEX |
A ABVTEX e os Direitos Humanos no Trabalho
Empresas do ramo comercial devem entender a importância de ter uma certificação. Por inúmeros mo...
- 30 abril | admin | Sem categoria | 2 Comentários
A conscientização do uso de EPi no ambiente de trabalho!
Botas, capacetes, óculos, coletes etc. Muitos são os elementos que...